Saiba por que usar excel para gestão pode arruinar a sua empresa

Você costuma usar excel para gestão?

Não queremos te desanimar, mas saiba que essa não é a melhor escolha.

Hoje existem diversas opções de sistemas inteligentes e integrados que não só fazem a gestão de forma muito mais ampla e correta, mas também de maneira rápida e eficiente.

E por mais simples que o controle em excel possa parecer, a realidade é que ele pode trazer transtornos infinitamente maiores do que você imagina.

Se ficou interessado em saber sobre como o excel para gestão pode arruinar a sua empresa, fique por aqui e faça a leitura desse artigo.

A ideia é que entenda o quão prejudicial essa alternativa pode ser e assim comece a avaliar novas possibilidades para ajudar no dia a dia e até mesmo nos resultados da sua empresa!

Mas afinal, qual é o problema em usar o excel para gestão?

O excel foi por muitos anos a ferramenta de controle e de gestão em diversas empresas.

Capaz de realizar cálculos, relatórios, gráficos e tantos outros dados importantes, ele realmente foi essencial para o nosso dia a dia e facilitou muito o nosso trabalho.

Que bom que surgiu o computador e com ele algumas ferramentas bastante interessantes para tornar as demandas mais simples e inteligentes.

Só que a tecnologia não para de evoluir.

E agora temos à nossa disposição diversos sistemas, que são integrados entre si e que permitem que variadas tarefas “se conversem” e garantam assertividade, qualidade, agilidade e eficiência de todos os processos corporativos.

Além dessas vantagens, eles ainda promovem o entendimento dos empresários e gestores com relação ao fluxo de trabalho e também aos ganhos e perdas da empresa.

Tudo isso facilita muito a visão completa do negócio, bem como tomada de decisão para resultados ainda melhores.

Portanto, se você ainda não pensou em ter um ERP ou sistema inteligente, é bom começar agora mesmo a avaliar essa possibilidade.

Para que fique claro o quanto o excel para gestão pode ser ruim para a sua empresa, confira a seguir todas as desvantagens dessa ferramenta.

Excel para gestão não é confiável

Você usa o excel para gestão?

Então saiba que existe um grande risco de perder as informações essenciais para o andamento da empresa caso tenha algum problema com o seu computador.

Mesmo a rede da organização pode não estar tão protegida quanto imagina.

Além disso, a ferramenta depende exclusivamente do conhecimento das pessoas com relação à infinidade de cálculos. Qualquer falha humana pode comprometer todo o resultado final.

A planilha excel também não é uma boa opção para ser compartilhada, porque duas ou mais pessoas que a acessam podem errar nos dados, interferindo no trabalho como um todo.

Excel para gestão pode atrapalhar o fluxo de informações e o resultado

Talvez você precise ter 10 planilhas diferentes para cada demanda para fazer a gestão da sua empresa.

O problema é que se as informações não se conversam, ao ponto de levarem a erros no fluxo de trabalho, dificilmente fará essa gestão de forma correta.

Além disso, com tantas pessoas utilizando, alterando e alimentando a planilha excel, provavelmente o processo ficará bastante comprometido.

Essa alternativa não soluciona o problema e não estrutura a empresa. Ela apenas pode ajudar um ou outro departamento a ter um pouco mais de controle das suas tarefas.

Pensando nisso, será que planilhas diferentes e que não se conversam para estoque, venda, fiscal e finanças é mesmo a melhor opção?

Você até pode fazer uma única e juntar todas essas informações, mas mesmo assim teria muito mais trabalho, além de continuar correndo riscos constantes de falhas.

Agora que você já sabe que excel para gestão não é a melhor alternativa, o que acha de avaliar a possibilidade de ter um sistema integrado e inteligente?

Pense nisso!