BLOCO K – Sua empresa está adequada para essa nova obrigação?

Você provavelmente já ouviu sobre o Bloco K, mas você sabe o que é e do que se trata?

A implantação do Bloco K é uma ação da Receita Federal que tem como objetivo diminuir a sonegação fiscal, ato considerado crime, de acordo com a lei N° 4.729, de 14 de julho de 1965.

Trata-se de uma das partes de informação do SPED Fiscal ICMS/IPI, que constitui no livro eletrônico de Registro de Controle da Produção e do Estoque.
O livro Registro de Controle da Produção e do Estoque é destinado à escrituração dos documentos fiscais e dos documentos de uso interno do estabelecimento, correspondentes às entradas e às saídas, à produção, bem como às quantidades dos estoques de mercadorias. Logo, o Bloco K está diretamente ligado ao estoque e ao controle de produção, fornecendo informações em tempo real sobre a produção, insumos e estoque final já escriturado (com descontos de entradas e saídas).

Com a chegada dessa obrigação, as empresas terão uma fiscalização mais rigorosa sobre os seus processos.

Todas as indústrias, ou empresas equiparadas a indústria, e estabelecimentos atacadistas serão obrigados a enviar de forma digital para a Receita Federal o Livro de Registro do Controle de Produção e do Estoque, através do arquivo digital SPED Fiscal EFD-ICMS/IPI.
Foram estabelecidos prazos para que o Bloco K entre em vigor em definitivo, e alguns deles começaram a valer a partir de 1° de janeiro de 2018. Contudo, nem todas as companhias estão preparadas para isso e a não observância das exigências legais pode resultar em multas e dores de cabeça com a Receita Federal.

E sua empresa, já está preparada para a implantação do Bloco K ?

Muitas empresas ainda não se deram conta de que esta nova obrigação exigirá não apenas a implantação de um sistema capaz de gerar os arquivos eletrônicos, mas também a revisão e adaptação de processos e regras de negócio no processo produtivo e de gestão de estoques para atender a nova legislação.
O ideal é que a implantação do Bloco K seja tratado como um projeto estratégico e com o envolvimento direto das áreas de negócio responsáveis pelos processos produtivo, engenharia, gestão de estoques e fiscal da empresa. Portanto, fique atento aos prazos não deixe para última hora!

O SGE está preparado para a geração do Bloco K e oferece o suporte necessário para que as empresas atendam as novas exigências legais de forma prática e precisa. Além disso, contamos com uma equipe de consultoria especializada que poderá auxiliar sua empresa em todo este projeto.

Entre em contato conosco, agende uma visita, tire todas as suas dúvidas sobre o Bloco K e saiba como a Insoft pode ajudar a sua empresa nesse processo.

5 passos para um CONTROLE DE EPI eficiente

Em síntese, os EPIs correspondem a todos os equipamentos de proteção individual que têm como função assegurar a manutenção da integridade física e a saúde dos profissionais durante a execução de seus serviços.

Ou seja, o uso de um Equipamento de Proteção Individual é essencial, mas somente o uso não é tudo, é preciso que as empresas desempenhem um controle de EPI conscientizando os trabalhadores sobre a forma correta de utilizar, oferecendo equipamentos de qualidade e que estejam dentro do prazo de vida útil.

Por essa razão, neste post mostramos como fazer um controle eficiente de EPI! Acompanhe os tópicos seguintes! Continue lendo 5 passos para um CONTROLE DE EPI eficiente

Como melhorar a retenção de clientes

Uma das mais eficazes formas de aumentar o faturamento, a longevidade e a previsibilidade de receita de uma empresa é melhorar a retenção de clientes.Isso porque, uma empresa com foco apenas para atrair novos clientes ao invés de cuidar melhor dos que estão na base está gastando mais. O especialista em Marketing Philip Kotler estima que conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual.

Quer dicas de como melhorar a retenção de clientes e aprender conceitos chaves para o bom desempenho do seu negócio?  Continue lendo Como melhorar a retenção de clientes

Administração de estoque: como um sistema ERP pode reduzir consideravelmente os gastos da empresa?

Que a boa administração de estoque é essencial em qualquer empresa com certeza você já sabe.

Mas será que é possível fazer esse processo de uma maneira mais eficiente e assim reduzir consideravelmente os custos da organização?

Continue lendo Administração de estoque: como um sistema ERP pode reduzir consideravelmente os gastos da empresa?

Vantagens e desvantagens de manter o estoque mínimo

O estoque mínimo, que também é chamado de estoque de segurança, estoque de reserva, estoque de proteção, estoque de amortecimento ou buffer stocks vem sendo apontado como uma das melhores maneiras de aumentar o faturamento das empresas de forma mais sustentável.

E em tempos de crises e incertezas, como o que vivemos, essa pode ser a saída mais inteligente para o seu negócio, ou ainda, a sua única saída. Abordaremos neste tópico assuntos sobre as especificações do estoque mínimo, as vantagens e desvantagens e, caso você entenda que esse modelo pode ser aplicado na sua empresa, nós também ensinaremos a entender e calcular seu estoque da maneira mais simples possível. Continue lendo Vantagens e desvantagens de manter o estoque mínimo

Módulo de Controle de Estoque –  Invista na organização da sua empresa

Os sistemas de gestão reinventaram o controle e gerenciamento das tarefas em diversos setores de uma organização, mesmo as pequenas e médias empresas exigem um gerenciamento capacitado e flexível. A automatização dos processos de estoque organiza as informações dentro de um banco de dados e os cruza para gerar indicadores da relação entre oferta e demanda. Assim sendo, um software de gestão garante que não falte produtos na empresa e, também, que não haja o excesso deles. Para isso são necessárias análises constantes do fluxo de movimentação dos produtos, históricos de venda e prazos de entrega dos fornecedores. O sistema, além de possibilitar um novo modelo de organização e redistribuição dos produtos, permite uma nova performance que visa resultados financeiros.

Confira algumas vantagens fundamentais no sistema de gestão para automatizar o seu estoque: Continue lendo Módulo de Controle de Estoque –  Invista na organização da sua empresa

Inovação tecnológica: Por que é importante estar atento às mudanças e adaptar soluções no seu negócio?

Que a inovação tecnológica está cada vez mais presente no mundo você já sabe.

Mas será que é importante adaptar o seu negócio a essas constantes mudanças?

Pode ter certeza que sim, mesmo se a sua empresa já faz o uso de alguns sistemas inteligentes.

Isso mesmo!

Considere que a inovação não para de acontecer e que adaptar o seu negócio a novidades que vão oferecer mais facilidade no dia a dia é algo realmente estratégico.

Ficou interessado no assunto?

Então faça a leitura desse artigo!

Continue lendo Inovação tecnológica: Por que é importante estar atento às mudanças e adaptar soluções no seu negócio?

O que é CRM?

O que é CRM?

CRM são as iniciais de “Customer Relationship Management” ou, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. O conceito de CRM resumidamente se dá em um conjunto de práticas, estratégias e tecnologias focado no cliente.

Uma das principais dificuldades para uma empresa é administrar a sua carteira de clientes. Às vezes, perde-se mais tempo tentando organizar todas as informações do processo de vendas do que fazendo o que mais importa para qualquer negócio: conquistar mais clientes!

 

Para que serve o CRM?

O CRM permite guardar todos os dados de clientes atuais e potenciais, facilitando o registro das atividades e ajuda a construir um histórico do cliente que contenha dados pessoais, dados relativos às compras, comunicação, situação financeira, entre outras informações, permitindo assim a análise do trabalho realizado e o desenvolvimento de novas estratégias.

Acessibilidade – Imagine que seu vendedor está indo para o trabalho e um cliente novo faça contato com ele. O que ele faz? Em uma situação como essa, ter um aplicativo do CRM no smartphone do vendedor pode ajudar. Por isso, é importante que um CRM seja acessível e compatível com dispositivos móveis.

Boa usabilidade – Um sistema de CRM deve ser fácil de mexer, não é mesmo? O programa precisa ser intuitivo, simples e fácil. Isso inclui, por exemplo, permitir que as informações que serão registradas estejam de acordo com a necessidade da empresa.

Permitir a automação de processos – O envio de e-mails, geração de listas para fazer ligações, direcionamento do cliente para o setor correto, são atividades que fazem parte do dia a dia de um vendedor. A função de um sistema de CRM é facilitar a rotina de trabalho dos colaboradores da sua empresa.

Possibilitar o controle de oportunidades – É interessante ter um fluxo de trabalho no qual, cada etapa siga uma hierarquia e um conjunto pré-estabelecido de regras. Assim, fica mais fácil a comunicação entre os colaboradores e os departamentos da empresa. Outro ponto importante para um CRM eficiente, é ter fácil criação de painéis que mostram as métricas e indicadores necessários para alcançar os objetivos da empresa.

Conselho final

O sistema de CRM funciona como o cérebro do seu negócio e, sem esse órgão vital, nada funciona. Logo, invista na saúde dele!