Precisando vender? 4 lições para acertar nas estratégias de vendas

Janeiro e fevereiro são os meses de planejamentos e resoluções do que fazer e do que não fazer durante o ano. Porém, existem alguns pontos a serem ajustados para que o negócio tenha resultados mais adequados durante o período:

  1. Planejamento mais curto

É muito comum fazer planejamento para o ano todo, porém esquecem as mudanças de mercado que podem vir a ocorrer, tais como posicionamento, mudanças na equipe, foco, dentre outros. O ideal é que o período planejado seja de 3 a 6 meses no máximo.

  1. Acompanhamento objetivo

Reuniões a todo momento para definir o que será feito não é efetivo. De fato, é fundamental acompanhar o que será feito, porém uma reunião no começo ou fim da semana é suficiente para cada departamento.

  1. Replicar o que está dando certo

É necessário abrir os olhos para o negócio, identificando quem é o perfil do principal consumidor e se existem mais para prospectar.

  1. Não errar na tríade principal

Por fim, os três pontos principais que não podem ser deixados de lado para quem usa software de gestão são: garantir que o processo funcione para todos (adaptando, se necessário); cuidar para que as informações inseridas no ERP sejam de qualidade; e que a equipe seja treinada para registrar todos os dados necessários. Estes pontos bem alinhados garantem relatórios mais precisos e todo o acompanhamento será mais fácil.

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