Porque fazer Marketing Digital?

O Marketing Digital nada mais é do que ações de marketing aplicadas ao ambiente digital. O Marketing pode ser conceituado com base no pensamento de Philip Kotler como um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros. Podemos entender o marketing também como a ciência que estuda o mercado e as relações de consumo. Em resumo o marketing visa o avanço e uma melhor adaptação do sistema capitalista sobre os cidadãos.


Vivemos na era da informação e a internet transformou a economia e as relações de consumo. Importante entendermos que a Internet, diferente do que muitos pensam não deve ser considerada como um meio de comunicação ou mais uma mídia. A internet ganhou uma proporção tão grande que deve ser considerada como um novo ambiente. O ambiente digital. Como um ambiente ela exige estratégia. Ela exige a desconstrução dos modelos de negócios off line e a construção de um novo modelo online.

Através Marketing digital podemos desenvolver estratégias de marketing e aplicá-las neste novo ambiente. Dentro dessas estratégias estão Otimização de Sites (SEO), Links Patrocinados, Marketing em Midias Sociais, Link Building, Web Analytcs, Programas de filiação e muitas outras ações. Cada uma dessas ações se desmembram em diversas outras, que podem ser aplicadas com o fim de aumentar os lucros, diminuir custo e fidelizar os clientes.

Como?

  • Aumentando o número de conversões em seu site;
  • Aumentando o número de visitas em seu site ou blog;
  • Melhorando o seu posicionamento junto aos mecanismos de busca;
  • Melhorando o posicionamento da sua marca em relação aos seus concorrentes;
  • Aumentando sua credibilidade com os clientes;
  • Alcançando pessoas de lugares que você nunca alcançaria de outra forma;
  • Aumentando e medindo o retorno de investimento(ROI).

Esses são só alguns benefícios do investimento em marketing digital. Um outro grande benefício de se investir em marketing digital está no fato de que todas as ações podem ser mensuradas.  Diferente das mídias convencionais onde é muito difícil precisar com exatidão o retorno do seu investimento e se sua campanha atingiu de fato o público esperado.

Outro grande fator relevante do marketing digital é o fato de conseguirmos desenvolver relacionamentos personalizados. Hoje não estamos mais lidando com mercado de massa e sim com uma massa de nichos, como deixa claro o Cris Anderson autor do best saller A Calda Longa.

Alguns números

  • 94,2 Milhões, este é o número de usuários de internet no Brasil segundo o Ibope Media. O dado demonstra claramente a enorme quantidade de pessoas que utilizam a internet. E para os empreendedores isto é mais do que um número é a apresentação de uma ótima oportunidade para atrair e conquistar novos clientes, porque além de usuários, essas pessoas também são consumidoras. Para aproveitar todo esse potencial é necessário saber lidar com o seu público na web e utilizar ferramentas e estratégias corretas.

 

  • 74% dos consumidores brasileiros pesquisam na internet os produtos que pretendem comprar. Isso quer dizer que estar presente na internet deixa de ser um diferencial e passa ser essencial. Se na hora da pesquisa o seu cliente não encontrar a sua empresa, ele encontrará a do concorrente e você provavelmente perderá mais uma venda. O trabalho do marketing digital é fazer com que você tenha uma presença relevante na web e que seja encontrado facilmente pelo seu potencial cliente.Fonte: IAB Brasil: http://iabbrasil.net/portal/brasilconectado2/