O que é gamificação e quais resultados podem ser alcançados

Um dos assuntos mais em alta dos últimos anos é gamification, ou gamificação. Muitas pessoas já ouviram falar, mas provavelmente não fazem ideia do que é e como é possível aplicar nos mais diversos ambientes. Basicamente, gamificação é o uso de mecânicas dos jogos, com o objetivo de incrementar a participação e gerar engajamento e comprometimento por parte dos usuários, gerando uma competição saudável entre os participantes ao mesmo tempo em que os deixa mais motivados e sem medo de falhar.

Embora a utilização de jogos ter vez dentro da gamificação, a técnica não é necessariamente uma brincadeira, são utilizados mecanismos ou lógica de jogos em outros contextos. A aplicação pode ser feita tanto no ambiente corporativo quanto nas escolas, também podendo ser utilizada para conquistar e fidelizar clientes. A cada dia, mais e mais empresas investem nesta estratégia. De acordo com uma pesquisa da Markets and Markets, a estimativa era de que, em 2018, o mercado de gamificação chegasse a 5 bilhões de dólares no mundo todo.

Um dos comportamentos interessantes de se estimular com a mecânica de jogos é a busca por capacitação e, consequentemente, por melhores resultados e produtividade. Há muitas possibilidades de trabalhar a gamificação nas empresas, podendo ser utilizada também como forma de compartilhar conhecimento e testar o aprendizado de colaboradores. As técnicas mais utilizadas atualmente envolvem programas de pontos, desafios, conquistas de medalhas e badges, placares de líderes, entre outros.

 

Três resultados que a gamificação nas empresas pode alcançar

 

– Competitividade saudável: a competição lida com a natureza humana que motiva as pessoas a partir da vontade de superação, ao próximo ou a si mesmo, em algum aspecto.

– Sentimento de conquista: ao atingir um determinado objetivo, é despertado um sentimento de conquista, que é um importante estímulo para que o participante continue engajado e interessado nas próximas etapas.

– Mensuração de desempenho: com a gamificação é possível avaliar e mensurar os resultados, antecipando-se às necessidades do jogo e às tendências do mercado. Um membro de um programa que utiliza a gamificação perceberá sua evolução a partir de uma demonstração clara de seu progresso pelos níveis, conquistas ou demais estruturas montadas para sua interação.

Se interessou pelo assunto? Nos dê um feedback e conte-nos sua experiência.