O que é ERP? Para que serve esse software?

Quando você procura por “ERP” na internet, a quantidade informações que aparece pode ser esmagadora – para não mencionar um pouco confuso. Todo site parece ter sua própria definição de ERP. Essas diferenças, no entanto, mostram como o ERP pode ser uma ferramenta tão poderosa para seu negócio.

Aqui está uma breve introdução do ERP, mostrando algumas funcionalidades para automatizar o dia a dia das empresas.

O ERP “Enterprise Resource Planning”, mas mesmo com seu nome completo não fornece muita luz sobre o real significado e o que ele faz. Para isso, você precisa dar um passo atrás e pensar sobre todos os vários processos que são essenciais para a execução de um negócio, incluindo gerenciamento de inventário, pedidos, contabilidade, financeiro entre outros processos que compõem uma empresa. No seu nível mais básico, o software ERP integra essas várias funções em um sistema completo para agilizar processos e informações em toda a organização.

A característica central de todos os sistemas ERP é um banco de dados compartilhado que suporta várias funções. Na prática, isso significa que funcionários em diferentes divisões – por exemplo, contabilidade e vendas – podem confiar na mesma informação para suas necessidades específicas.

O software ERP também oferece relatórios atualizados. Em vez de obrigar funcionários a manter bancos de dados e planilhas separadas, que precisam ser mesclados manualmente para gerar relatórios, as soluções ERP permitem que a equipe extraia informações de um sistema em tempo real, facilitando as novas ações e tornando o processo ágil e eficiente.

Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe especializada e tire todas suas dúvidas.