Módulo de Controle de Estoque –  Invista na organização da sua empresa

Os sistemas de gestão reinventaram o controle e gerenciamento das tarefas em diversos setores de uma organização, mesmo as pequenas e médias empresas exigem um gerenciamento capacitado e flexível. A automatização dos processos de estoque organiza as informações dentro de um banco de dados e os cruza para gerar indicadores da relação entre oferta e demanda. Assim sendo, um software de gestão garante que não falte produtos na empresa e, também, que não haja o excesso deles. Para isso são necessárias análises constantes do fluxo de movimentação dos produtos, históricos de venda e prazos de entrega dos fornecedores. O sistema, além de possibilitar um novo modelo de organização e redistribuição dos produtos, permite uma nova performance que visa resultados financeiros.

Confira algumas vantagens fundamentais no sistema de gestão para automatizar o seu estoque:

  1. Redução de perdas e desvios

Descuidar do controle de estoque pode ser fatal para uma empresa. Além de prejudicar a gestão, o negócio fica sujeito a furtos de produtos. Um controle apurado do estoque garante uma grande redução nas perdas e desvios.

  1. Poder de barganha

Informações concisas e confiáveis quanto à quantidade de consumo da empresa permite e torna mais viável uma melhor negociação, seja em valores, prazos de pagamento ou prioridade de entrega. É possível também fazer compras a longo prazo, de acordo com histórico de vendas, e a entrega programada periodicamente. Compras grandes possibilitam descontos.

  1. Análise dos produtos

Com a análise de relatórios que apresentam a movimentação e nível dos produtos no estoque, tornam-se possíveis inúmeras tomadas de decisões. Por exemplo, possibilita a criação de estratégias comerciais para que produtos há muito tempo no estoque possam ser vendidos através de grandes descontos, como também a compra sazonal de novos produtos para estoque, gerando uma economia de gastos.

  1. Eficiência operacional

A partir da automatização através de um sistema de gestão empresarial (ERP), a empresa ganha muito em eficiência operacional, pois permite a circulação das informações entre os diversos setores de uma empresa de forma integrada. Assim sendo, ao dar entrada em uma nota fiscal de compra, por exemplo, o estoque virtual é automaticamente abastecido e uma conta a pagar é gerada, enquanto que quando uma venda é realizada, o estoque é reduzida e é gerada uma conta a receber.

Se sua empresa ainda não possui um gerenciamento de estoque ou não está satisfeita com o que possui, entre em contato conosco. Nossa equipe pode te ajudar a encontrar a melhor solução, de acordo com as demandas do seu negócio.

Conte com ferramentas de gestão

Com o avanço das tecnologias de internet, você não precisa mais fazer todo o trabalho manualmente. Um sistema de gestão pode automatizar diversas tarefas, liberando mais tempo para você se dedicar ao planejamento estratégico do negócio.

O controle de estoque ganhou muito com essa novidade e agora pode ser totalmente gerido, reduzindo os riscos de erros e até de retrabalhos. Os gestores podem analisar os relatórios emitidos e compreender como está o andamento dos processos como um todo e também por setor.

O próprio software pode indicar quando houver necessidade de aquisição de novos produtos, de acordo com a saída deles do estoque e o valor que precisa ser disponibilizado para a sua aquisição.

Esse tipo de ferramenta traz vantagens para toda a empresa, que pode controlar melhor suas vendas, as compras, as finanças e a administração de tudo baseado em relatórios detalhados ou simplificados, diários ou mensais, de acordo com a necessidade.

Dessa forma, as quantidades de mercadorias em estoque, as ordens de compras, os dados históricos e outras informações podem ser atualizadas em tempo real. Além disso, um software de gestão baseado em nuvem possibilita que todos os seus dados sejam acessíveis, independentemente da hora e local que estiver.

Ou seja, não importa onde você está ou qual dispositivo móvel está usando. Se tiver uma conexão com internet, poderá acessar o sistema, verificar dados e realizar tarefas — tudo em tempo real. Imagine o tempo e dinheiro que poderia economizar com locomoção ao agregar essa mobilidade aos dados do estoque.

Utilizar um software para o gerenciamento de inventário vai ajudar a automatizar tarefas, evitar as falhas humanas mais comuns e acelerar os processos de monitoramento. Além disso, pode diminuir bastante os custos trabalhistas desnecessários.

Gostou do texto? Sente-se mais preparado para controlar o estoque em sua empresa? Deixe um comentário falando sobre como funciona este processo em seu negócio!