Inovação e tecnologia na geração de valor

O cenário atual é de transformação digital. É um processo em que as empresas estão enfrentando há algum tempo e as principais mudanças notadas são: a proximidade com os clientes, a melhoria nos processos operacionais, a integração das áreas, além de novos moldes de negócio para inovação. Também é notório o investimento em Internet das Coisas (IoT), que nada mais é do que objetos físicos com tecnologia para conexão na internet.

Diante deste cenário, onde a mudança acontece de forma rápida e intensa, as empresas precisam estar preparadas para atender às necessidades de seus clientes na maneira em que eles precisam. Inovação e pesquisa são áreas de extrema importância para prever e antecipar solução para as necessidades. O Uber e o Airbnb são exemplos de empresas que trouxeram o serviço inovador para o mercado.

A transformação constante das empresas é exigida pelo mercado, uma vez que se não inovarem o concorrente o fará.  Assim sendo, é visto que cada vez mais companhias investem em uma cultura dita criativa, onde os ambientes corporativos são descontraídos e há incentivo para novas ideias.

A inovação também acontece, por exemplo, ao atender um pedido rapidamente e mostrar o trânsito dos produtos em tempo real. Uma empresa diferenciada ganha vantagens como satisfação do cliente, novas ofertas de produtos e serviços, de forma a contribuir mudança na vida de seus clientes e consumidores.

Por fim, resta a consumidores e empresas observarem atentamente estas transformações para geração de um mercado melhor e mais competitivo.