Importância e vantagens do sistema de contas a pagar para a sua empresa

Será que ter um sistema de contas a pagar faz muita diferença no seu negócio?

A resposta é sim!

Sabe por quê?

Porque manter esse controle financeiro empresarial garante processos feitos de forma muito mais rápida e eficiente e, claro, completamente livres de erros.

Melhor ainda se você apostar em um ERP inteligente, que permite a automatização e a integração de todas as tarefas da empresa.

Assim, além do controle das contas a pagar, você ainda consegue integrar demandas que vão além da área financeira, como o registro das informações dos clientes e o acompanhamento das movimentações de extratos.

Ah, você costuma usar planilhas em excel para essa tarefa?

Tudo bem, mas já se perguntou se elas realmente garantem a assertividade do seu controle financeiro empresarial?

Considere que esse setor envolve grande quantidade de dinheiro e, portanto, um erro mínimo pode trazer muitos prejuízos para a sua empresa!

Ficou preocupado?

Então faça a leitura desse artigo.

Nele, nós vamos mostrar todas as vantagens de um bom sistema de contas a pagar para qualquer negócio.

Aproveite as informações!

 

Vantagens do sistema de contas a pagar

Vamos conhecer agora as vantagens do sistema de contas a pagar para a sua empresa?

 

1 – Melhor controle financeiro

Você vai conseguir identificar mais facilmente as falhas e as despesas desnecessárias, além de ter a chance de remanejar as aplicações em prol de um lucro maior para o seu negócio.

 

2 – Planejamento assertivo

Com o sistema você tem acesso às informações de forma completa e correta, permitindo que faça o controle gerencial de maneira muito mais estratégica.

Assim, é possível planejar todas as atividades, além, obviamente, de controlar muito bem os seus resultados.

 

3 – Auxílio na tomada de decisões

O sistema de contas a pagar permite que você tenha acesso às informações fidedignas do seu processo, o que facilita muito a tomada de decisões com relação aos compromissos que envolvem o desembolso de recursos.

Entre eles estão a compra de mercadorias, máquinas e insumos, a contratação de serviços, e o pagamento de impostos, salários, empréstimos, aluguel e contribuições.

 

4 – Suporte na identificação de diversas situações

Esse sistema de contas a pagar te ajuda a identificar todas as suas obrigações, ao ponto de ter a chance de priorizar os pagamentos em uma situação de dificuldade financeira, por exemplo.

Mas ele também facilita o entendimento das obrigações contratadas que não foram pagas, e o controle dos prazos, para que possa pleitear descontos ou evitar o pagamento de multas.

 

5 – Fornecimento de informações para a elaboração do fluxo de caixa

O sistema te leva ao entendimento completo e correto das contas a pagar, facilitando o seu controle financeiro empresarial, tanto para a elaboração do fluxo de caixa, quanto para a realização correta da conciliação contábil.

 

6 – Economia

Você vai economizar porque o sistema de contas a pagar evita que gaste dinheiro desnecessariamente, que é o que geralmente acontece com um controle passível de falhas.

 

Por que usar um sistema de contas a pagar ao invés da planilha em excel?

A planilha em excel pode ser uma estratégia útil em um primeiro momento.

Mas conforme o negócio cresce, você começa a depender de um controle maior das contas a pagar para garantir processos mais inteligentes e ágeis.

Assim, além de evitar falhas, muito presentes em planilhas que dependem apenas de pessoas para serem feitas, você também evita grandes perdas em dinheiro.

Resumindo: O controle financeiro empresarial inteligente permite que integre tarefas e as torne corretas e estratégicas, o que promove o entendimento do seu contexto e das oportunidades de tomadas de decisão.

Resultado? Maior lucro para a sua empresa!