ERP X CRM

O ERP e o CRM tem funções bem diferentes, mas ambos são usados ​​para aumentar a lucratividade de uma empresa.

Como suas funcionalidades principais são completamente diferentes, é melhor para uma empresa olhar para eles como sistemas separados e autônomos. Quando visto separadamente, é mais fácil ver como o ERP e o CRM desempenham um papel na melhoria da eficiência e no aumento das vendas.

ERP – Enterprise Resource Planning / Planejamento dos recursos da empresa

Os sistemas ERP são voltados totalmente para a gestão interna. Sua principal funcionalidade é organizar áreas, como contabilidade, RH, estoque, avanço de produção e, principalmente, a área financeira. Embora seja aplicado por executivos e administradores, ele pode ser usado também por membros das áreas de RH, contabilidade e logística.

O ERP é mais adequado para empresas de pequeno, médio e grande porte, que estão em crescimento e precisam manter uma coesão e padronização de seus processos em todos os pontos.

Com este sistema, você tem um controle melhor da sua empresa, no que diz respeito às informações financeiras, com entrada e saída de dinheiro, custos, gastos, emissão de nota, controle de inadimplentes, etc.

CRM – Customer Relationship Management / Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente – Organização em 360º das vendas

Já os CRM´s são voltados diretamente para as áreas comerciais: vendas, marketing e relacionamento. Tanto para as atividades do gestor, que vai montar planejamentos a curto, médio e longo prazos de forma mais estratégica e exata, quanto para o uso diário dos executivos. Tudo isso dá um panorama de atividades mais apurado, ocasionando um resultado de vendas cada vez melhor.

O CRM será de uso dos gestores e administradores, especialmente os que estão relacionados às vendas e ao marketing, cada um trabalhando de acordo com sua área. Além disso, é um sistema de uso diário dos vendedores – substituindo planilhas e blocos de papel – afinal, são os executivos que vão gerar as informações estratégicas para melhorar o potencial das vendas.