ERP: 5 passos para extrair o melhor do seu sistema de gestão

O sistema de gestão é uma ferramenta que vem para ajudar a cuidar as atividades da sua empresa. É um software inteligente que tem como objetivo facilitar as atividades diárias, automatizando os processos. Contudo, em vez de uma solução, um problema: ainda é comum encontrar empresas onde o sistema é subutilizado.

Isto é percebido onde há o controle de determinados dados da empresa em planilhas, por exemplo. É um cenário comum, onde as informações acabam se desencontrando, gerando desperdício tanto no investimento feito no sistema quanto nas possibilidades de ganhos que ele poderia efetivamente trazer. Para evitar que isto aconteça e aproveitar ao máximo o que o sistema pode oferecer, siga 5 passos:

  1. Entender a necessidade

Antes de procurar um sistema de gestão, é necessário saber a razão pela qual esta ferramenta está sendo implantada. Mesmo já possuindo um ERP implantado, relembre o problema que ele veio solucionar. É preciso que ele de fato solucione estes problemas, como por exemplo problemas relacionados a fluxo de caixa, manufatura, folhas de pagamento, entre outros.

  1. Selecionar a melhor opção

Baseado nas expectativas da empresa, é o momento de encontrar o sistema mais adequado. A pesquisa extensa é necessária nesta hora, saber as soluções utilizadas por concorrentes e fazer uma avaliação entre preço e expectativa de ganhos. Os problemas vão ser ou, no caso de sistema implantado, estão sendo resolvidos?

  1. Participar da implementação

Para o bom uso de um sistema de gestão, a implementação é a etapa mais importante – e também mais estressante. Para que este processo flua de melhor forma, seguir uma metodologia consistente é imprescindível. Isto inclui destacar um grupo de trabalho capaz de gerenciar crises e conflitos com a equipe do ERP.

  1. Acompanhar os resultados

Outra grande vantagem do ERP é otimizar a mensuração de quaisquer processos. Se os indicadores das questões que influenciaram a busca por um ERP não melhoraram, há problemas. É fundamental a percepção de melhora, as métricas precisam traduzir os benefícios oferecidos pelo sistema. Métricas ruins podem revelar um mau uso do sistema.

  1. Mantenha o treinamento

O treinamento da equipe para o uso do sistema é contínuo. O objetivo de um ERP é conciliar todas as informações da empresa em um único lugar, onde estes dados estejam sempre atualizados, confiáveis e disponíveis para consulta. Portanto, é fundamental que todos os membros da equipe façam sua parte.

O conhecimento destes cinco passos é importante tanto para quem está procurando implantar um sistema, quanto para quem já tem. Você já conhece o sistema de gestão da Insoft? Clique aqui e conheça ou fale com um dos nossos consultores pelo telefone: (54) 3223 9085 ou (54) 3028 9085.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *