DDoS: o desafio mais complexo de segurança dos próximos anos

DDoS é a sigla em inglês para ataques de negação de serviço. Segundo relatório da Netscout Arbor, somente em 2017, houveram mais de 7,5 milhões de ataques. Isto abrange cerca de um terço do tráfego global de internet. Estes ataques têm como alvo, na grade maioria das vezes, empresas e o principal objetivo é financeiro.

A Campus Party, evento de tecnologia e internet que acontece esta semana em São Paulo, reúne diversos especialistas sobre o assunto. Alberto Azevedo, pesquisador em segurança da informação, afirma que estes ataques são uma verdadeira covardia para as empresas: “a mitigação desses ataques é extremamente complexa. É um dos desafios mais complexos que enfrentamos em segurança da informação e assim será nos próximos anos”.

Azevedo ainda explica que esse tipo de ataque passa por uma fragmentação da distribuição de pacotes em uma estrutura gigantesca, o que torna a mitigação desse tipo de ataque um grande problema. Nos últimos anos, ataques do tipo ganharam projeções na mídia pois passaram a ser de proporções gigantescas. Apesar de mirar as grandes empresas, a lista de alvos já está mirando as menores também. A recomendação do pesquisador é para os negócios de menor porte apostarem em appliances contra DDoS.