Como o suporte pode ser uma diferencial na escolha de um sistema de gestão?

Um produto ou um serviço de qualidade já não se mostra um diferencial competitivo, é o mínimo que se é esperado. A diferenciação se dá realmente pelo atendimento, seja na venda, na orientação de treinamento/consultoria, no suporte ou na manutenção do produto/serviço (atualizações, por exemplo). O suporte é muito importante na escolha de um software de gestão empresarial (ERP). A falta ou má qualidade pode gerar impactos negativos para quem utiliza o ERP.

Primeiro, o que é suporte?

Parece uma pergunta simples, não é mesmo? Mas você sabe o real papel do suporte? O suporte é o apoio oferecido aos usuários na solução de dúvidas, dificuldades e problemas que podem vir a surgir com o uso do ERP. Ele é responsável pela orientação e apoio na resolução destes problemas.

Entendemos que o suporte aos usuários do sistema também deve ser um item avaliado na escolha de um fornecedor de software para o seu negócio. Para esta avaliação, listamos alguns pontos importantes a considerar:

– Formas de contato com a empresa fornecedora: analisar as formas de atendimento oferecidas é essencial. Telefone, e-mail, chat, portal – quantas formas dispõe? O horário de atendimento também é um ponto importante. É compatível com o horário do seu negócio?

– Qualificação da equipe: a qualidade de qualificação da equipe define o atendimento recebido. Além da qualificação, o tempo médio de casa dos profissionais do suporte também é um indicativo. A empresa valoriza este funcionário?

– Feedback: a empresa possui um canal para manifestar suas considerações sobre o atendimento? Para a empresa fornecedora da solução de software este é um recurso fundamental que subsidia a gestão do processo e da equipe.

– Atualização do software: avaliar o processo de liberação das novas versões, se tem algum apoio diferenciado para estes momentos, para não haver dor de cabeça depois, também é um ponto a avaliar. Outra coisa é se o contrato padrão dá cobertura para atualização do software.

Opte também por buscar informações com os clientes atuais da empresa, colaboradores e se possui reconhecimento no mercado. Todo relacionamento tem dificuldades e o grande diferencial está justamente nas atitudes durante estes momentos: observe como a empresa lida com estes problemas. Isto, afinal, é um atendimento diferenciado.

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