Cientistas conseguem transmitir 1 Tbps via fibra óptica

Embora testes com fibra óptica capaz de transmitir dados medidos em terabit não sejam novidade, pela primeira vez pesquisadores chegaram perto de uma solução que possa ser aplicada a redes domésticas.

Acontece que havia um problema a ser resolvido com transmissões tão poderosas: elas só funcionavam em ambientes controlados que não se assemelham à realidade do dia a dia. Quando colocados à prova, os cabos não aguentavam os altos níveis de variação de canais e de tráfego.

Isso foi resolvido em testes conduzidos em conjunto entre a Nokia Bell Labs, a Deutsche Telekom e a Universidade Técnica de Munique, segundo informa o Engadget.

Eles aplicaram uma técnica de modulação chamada Probabilistic Constellation Shaping, que dá preferência a pontos com baixa amplitude durante as transmissões ao invés de tratar todos de forma igualitária, como acontece com a fibra tradicionalmente.

A diferença é que os pontos escolhidos são menos suscetíveis a ruídos, o que permitiu que se atingisse velocidades 30% superiores, já que é possível adaptar a taxa de transmissão de acordo com o canal. De acordo com o Engadget, a técnica foi tão eficaz que os cientistas quase atingiram o pico de velocidade previsto para uma conexão via fibra.

Fonte: Olhardigital