Administração de estoque: como um sistema ERP pode reduzir consideravelmente os gastos da empresa?

Que a boa administração de estoque é essencial em qualquer empresa com certeza você já sabe.

Mas será que é possível fazer esse processo de uma maneira mais eficiente e assim reduzir consideravelmente os custos da organização?

Sim, basta contratar um sistema ERP. Simples assim!

Isso porque esse software promove maior assertividade e agilidade às tarefas, ao ponto de trazer diversos benefícios para a empresa que opta pelo investimento.

Ficou interessado? Então faça a leitura desse artigo.

Hoje você vai entender como um ERP pode fazer toda a diferença na administração de estoque com uma série de vantagens que vão tornar a sua empresa muito mais competitiva no mercado.

 

Como um ERP pode ajudar no processo de administração de estoque?

A sua administração de estoque jamais será a mesma na hora que contratar um ERP.

Sabe por quê?

Porque ele é capaz de tornar esse processo muito mais eficiente, correto, rápido e eficaz, ao ponto de reduzir consideravelmente os custos de uma empresa.

Quer saber como isso é feito?

De forma geral, o software gerencia as informações relacionadas aos processos gerenciais, administrativos e operacionais, centralizando e integrando as operações em uma única plataforma.

Essa consolidação de dados proporciona um melhor planejamento das suas ações, auxiliando na tomada de decisão e também no rumo estratégico do seu negócio.

Veja mais detalhes de como o sistema pode te ajudar:

 

1 – Com a conferência assertiva do estoque

O ERP possui funcionalidades que proporcionam a redução de perdas e de desvios na sua administração de estoque ao garantir que a quantidade de produtos armazenados seja checada automaticamente.

 

2 – Com a análise da performance dos produtos

A partir o momento que a administração de estoque é feita com um ERP, as informações cadastradas no sistema vão gerar relatórios com as movimentações dos produtos e com a quantidade armazenada de cada um.

É dessa forma que você poderá tomar decisões estratégicas, incluindo, por exemplo, as promoções para itens com baixa rotatividade.

 

3 – Com a eficiência operacional

Com as informações integradas você vai ter um ganho altíssimo em eficiência operacional na administração de estoque.

Assim, quando cadastrar uma nota de compra, por exemplo, o estoque será notificado automaticamente para que esse produto seja separado e enviado.

Além de reduzir os erros, você ainda evita a perda de dinheiro.

 

4 – No momento das negociações com os fornecedores

As informações relacionadas ao consumo ficam muito mais confiáveis na administração de estoque com um ERP, o que facilita bastante a negociação com os fornecedores.

Mais do que isso, você vai identificar os períodos de menor e de maior demanda de produtos, e vai poder organizar melhor as datas de pagamento e os períodos de compra.

 

Quais são as vantagens da administração de estoque feita com um ERP?

Entre as vantagens da administração de estoque com um ERP estão:

Otimização de recursos

Você vai garantir a quantidade de produtos a um nível ideal e sem excedentes, o que promove o bom uso dos recursos financeiros, proporcionando maior vantagem competitiva para a empresa.

 

Integração financeira

Com a indicação de aumento ou de redução das demandas na administração de estoque é possível ter clareza do direcionamento da produção e também dos novos investimentos a serem feitos.

 

Diminuição de desperdícios

Com uma boa administração de estoque o seu espaço ficará mais organizado, o que vai diminuir (ou até eliminar) a quantidade de defeitos, quebras e furtos.

 

Boa reputação

Se a sua administração de estoque for mal gerenciada, além de gastar dinheiro e ter o lucro comprometido, a empresa ainda correrá o risco de ficar com a reputação comprometida no mercado.

Não ter, por exemplo, a matéria-prima necessária para a produção de um produto é uma falha gravíssima, que leva o cliente a uma percepção negativa do seu negócio.

É assim que ele é conquistado pelos concorrentes, o que afeta muito os seus resultados.

 

Agora que você já sabe a importância da boa administração de estoque com um ERP, o que acha de avaliar a possibilidade de implantar esse sistema inteligente?