5 passos para tornar sua empresa mais produtiva

 1 – Empreendedor incentivando o rendimento da equipe

Ao abrir um novo negócio, ou em épocas de crise, é comum que a pessoa no cargo de liderança seja conservadora e tenha medo de que as coisas saiam do controle. Isso se dá por centralizando todas as tarefas para si mesmo. Duas coisas são propícias a acontecer: as coisas saírem do controle; ou a empresa vai estagnar.

Por este motivo, é importante garantir que todas as pessoas possam ter autonomia e determinar quando a gerência deve monitorar ou intervir, quando for o caso. Para que isso possa acontecer, é preciso ter informações sobre o andamento das coisas (mas nem tudo). O uso de mecanismos e indicadores que alertem quando algo se afastar do planejamento é o ideal.

2 – Automatização dos trabalhos repetitivos

É um fato que uma equipe que faz mais em menos tempo é uma equipe mais eficiente. Sendo ela eficiente, alguém pode pensar que mais trabalho é igual a mais eficiência. Porém, este é um mito. Se você ou sua equipe estiverem estressados por uma alta carga de trabalho, se tornarão ineficientes.

Qual a solução? Buscar maneiras de agir e ferramentas que façam os processos fluírem melhor e diminuam a quantidade de estresse sobre a equipe. Os processos e as ferramentas devem permitir que as pessoas direcionem a atenção na razão de existir da empresa, reduzindo assim a carga de tarefas repetitivas e aumentando a eficiência e a produtividade de cada um.

3 – Analise os dados – não os adivinhe

Ouça o que os clientes querem – não adivinhe. Invista tempo em perguntar, pontuar e monitorar os dados dos seus clientes, estatísticas sobre seu passado e presente e, assim, ter como planejar ações futuras.

4 – Faça o mais fácil primeiro

Faz parte do cotidiano enfrentar desafios. Quando falamos em eficiência e produtividade, precisamos lembrar que ela deve se tornar um comportamento cultural. Resolver os pequenos problemas e aumentar a complexidade gradualmente é uma boa estratégia de aprendizado e compreensão de uma cultura eficiente.

5 – Tempo para pensar e refletir

Quando você se torna eficiente, acabará por ter mais tempo livre. Valorize este tempo, boa parte das grandes ideias e soluções surgem espontaneamente.