5 dicas para captar novos clientes

A prospecção de clientes é uma das partes mais complexas em um negócio. Tanto faz se já está há um tempo no mercado ou é um negócio novo. Se é novo, precisará criar uma carteira de clientes, e se já está ativo há algum tempo, pode ser que perca alguns clientes e tenha que conseguir novos.

A obrigação de proprietários e gestores é oferecer o melhor produto ou serviço – isto vai comprar o cliente. As vezes se perde mais tempo tentando buscar novos clientes do que melhorando o projeto. Neste caso, a melhor opção seria terceirizar esta parte, direcionando um orçamento para marketing e/ou investir no setor comercial, que pode ser direto ou contratando uma empresa especializada em captação de clientes.

Também existem algumas formas de captar clientes que não incluem muito investimento inicial e te ajudarão a alcançar este objetivo:

  1. Seja especialista

Estudos apontam que são necessárias 10 mil horas de trabalho para tornar-se um especialista em determinado campo profissional. O ponto é: encurtar esse tempo em uma especialização. Concentre-se em uma pequena área de conhecimento, levando em consideração a demanda de clientes atual e futura.

  1. Utilize plataformas online

Digitalize seu negócio e adapte-se às novas tendências. Um site ou um blog pode ser o primeiro passo. Aproxime-se das plataformas onde seu cliente está.

  1. Mostre seu produto ou serviço

Mostrar seu portfólio em um blog ajudará a posicionar seu negócio. Se a sua empresa é do setor de construção, por exemplo, pode mostrar as casas que já construiu, apartamentos, últimas reformas, etc. Em alguns setores é imprescindível ter um portfólio online, como designers gráficos e fotógrafos.

  1. Vá a eventos, feiras e congressos da sua área

Existem muitos eventos para profissionais no Brasil e a participação é uma grande chance de conseguir contato direto com potenciais clientes e fornecedores. Se tiver um stand, suas chances de atrair clientes aumentarão. Ter um discurso preparado para apresentar seu serviço ou produto é imprescindível.

  1. Fomente recomendações e o boca a boca

O boca a boca é uma ação com grande eficácia que facilita e promove a venda de um produto ou serviço.  A recomendação de outros clientes é um fator de grande importância. Isto tudo começa oferecendo o melhor serviço/produto possível e depende de você!